terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Projecto DADUS



O projecto DADUS foi criado e desenvolvido pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) com o objectivo de apelar e educar os jovens utilizadores das novas tecnologias para questões prementes relacionados com uma utilização construtiva e saudável (ex. privacidade) promovendo direitos e responsabilidades. Abrange escolas e é direccionado aos alunos do segundo e terceiro ciclo.

Conforme podem constatar, no respectivo site, este projecto contempla varias temáticas, cujos conteúdos depois de serem abordados nas escolas podem servir para serem discutidos em casa, entre pais e filhos, e porque não com os próprios professores. Esta poderá ser uma forma divertida e construtiva de trocar ideias e gerar temas interessantes de debate há hora das refeições, ao fim de semana, a caminho da escola ou de casa, reuniões da escola, associações de pais e de jovens, etc. Na minha opinião, considero importante ouvir activamente, com redobrada atenção, o que o seu filho/a pensa e sente sobre este assunto, bem como os amigos dele/a pensam. Tal como é importante para o filho/a saber escutar o que os seus pais pensam e dizem. Os pais são uma referencia e orientação para os filhos.
Por ex. sabemos que a utilização da Internet por parte dos jovens, sem a supervisão dos pais ou adultos, pode constituir um grave risco, visto os jovens terem um acesso ilimitado a todo o tipo de informação e conteúdos.

Para ter acesso ao site basta clicar no endereço e usufruir de toda a informação. Já agora, podias divulgar o site junto de pessoas cuja informação poderá ser útil.

http://dadus.cnpd.pt/

Sem comentários: